Como construir um dosador de Shampoo, Álcool, Detergente automático. - Garagem Maker

Post Top Ad

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Como construir um dosador de Shampoo, Álcool, Detergente automático.

Garagem Maker COVID19 Coronavirus

Materiais Necessários.


1 - Sensor de proximidade reflexivo
1 - Bomba submersível 5 Volts DC
1 - Transistor TIP32C PNP
1 - Metro de Mangueiras de Silicone
1 - Recipiente de Vidro

1 - Fonte 5 Volts DC
Produto a ser utilizado no equipamento





Se você planeja reciclar um frasco ou recipiente de vidro como o meu. Você pode remover o rótulo descascando-o, o resíduo restante pode ser removido usando acetona pura ou álcool

Estique a ponta da mangueirinha usando a ponta do alicate enquanto o aquece usando um isqueiro ou soprador térmico. O tubo deve ser ajustado à força na saída de líquido da sua bomba. Para fixar utilize uma abraçadeira de nylon para mantê-la no lugar e corte o excedente.

 




Use sua furadeira elétrica para fazer furos para o fio e o tubo. Certifique-se de usar a broca adequada para obter um ajuste confortável.










após feito os passos anteriores corte a mangueirinha excedente.

Corte o tubo em excesso


Para evitar que o tubo se afunde, você pode usar arame ou fio de cobre para tornar o tubo dobrável. Basta inserir o fio dentro do tubo. Você pode trançá-lo para tornar o tubo com fio mais rígido.










Para dar acabamento e fazer o bocal no por qual o produto vai sair eu utilizei na ponta da mangueirinha uma tampa de caneta Mas isto pode ser substituído por outro bico de sua preferencia.




Eletrônica

Você pode usar uma porca e um parafuso para manter o sensor no lugar ou simplesmente usar cola quente para montá-lo no lugar.









O projeto se baseia em um circuito muito simples, usando um transistor como um dispositivo de comutação simples. Não encontrei a necessidade de usar uma placa perf ou PCB. O TIP32C é robusto o suficiente para lidar com a bomba DC sem aquecer. Você pode simplesmente montar seu transistor usando algumas gotas de supercola na tampa do contêiner.






Diagrama Elétrico


Diagrama esquemático

Aqui está um diagrama de fiação simplificado para os componentes.
Por que não conectar a bomba diretamente à saída digital do sensor? Por um lado, a saída digital do sensor pode lidar apenas com alguns militi-amperes de corrente, conectar a bomba diretamente ao sensor de infravermelho pode danificar o chip LM393 op-amp. Segundo, a saída digital do sensor é ALTA por padrão quando nenhum objeto é detectado ou BAIXA quando um objeto foi detectado. Isso significa que você precisaria de um inversor lógico para que o distribuidor funcione corretamente. O uso de um transistor PNP resolve os dois problemas de maneira econômica.


Siga o diagrama e solde os fios e os componentes juntos.

O projeto foi projetado para operar em tensões abaixo de 6 volts. A energia USB era a fonte mais universalmente disponível que eu conseguia pensar que fornece 5 volts. Você pode recuperar qualquer cabo USB existente. Corte a outra extremidade do cabo e use o seu descascador de fios.






Depois de terminar de soldar o cabo USB. Você pode testar seu projeto, se funcionar. Quando você estiver confiante com sua fiação, poderá cobrir os componentes com cola quente para evitar que toque nos componentes e para torná-lo à prova d'água também.


Uma vez que o projeto é executado com energia USB. Você pode usar um carregador USB CA ou um banco de energia para fornecer energia ao dispenser. Dependendo da capacidade, um banco de energia duraria semanas de operação. Usar um banco de potência também torna o dispenser muito portátil!


Calibrar o limite de distância do sensor.
O sensor vem com um botão de ajuste (resistor do aparador). Você pode usar uma chave de fenda para afinar. O botão limita a faixa de limiar de detecção. Ao girá-lo, o sensor fica mais sensível ou menos sensível.

Agora você pode encher o seu dispensador com qualquer líquido que desejar. Funciona até com líquidos viscosos, como sabonete líquido e líquidos para lavar louça! 

Teste-o!
Você Terminou! Agora você pode testar o projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad