Como construir uma roçadeira com motor lavadora de alta pressão wap - Garagem Maker

Post Top Ad

terça-feira, 4 de maio de 2021

Como construir uma roçadeira com motor lavadora de alta pressão wap

Hoje vou mostrar como construir uma roçadeira elétrica com motor de lavadora de alta pressão do tipo Wap. O bom de utilizarmos este tipo de motor é sua alta potencia no qual varia de 1300 a 1800 watts e também conta com proteção térmica, assim evitando a queima de nossa futura roçadeira elétrica.





1° Passo - Desmontagem e Cortes

Devemos descontar a nossa lavadora de alta pressão, desmontar o cabeçote, retirar todo o mecanismo que movimenta os pistões e retirar a caixa planetária, pois não é possível utilizarmos esta caixa. Após fazer todo o processo citado acima devemos realizar um corte mais ou menos na altura do pinhão que é fixado no eixo do motor. Se tudo estiver ocorrendo bem deve ficar como as imagens abaixo.





2° Passo - Construir o suporte do nylon


Para construir o suporte do nylon eu utilizei uma porca no qual realizei um furo no meio da rosca. Este furo deve ter entre 3 e 4 mm e deve ficar igual a imagem abaixo.


4° Passo - Soldando o suporte do nylon


Após fazer o suporte do nylon deve-se soldar este suporte no eixo do motor como as imagens a seguir.





Após a solda já podemos testar nosso suporte no qual fixamos no eixo do motor. Para fixar o nylon no suporte vamos precisar de 2 arruelas normais, 1 arruela de pressão e uma porquinha, se possível auto travante.

Deve ser colocada 1 arruela, depois passar o nylon no furo que foi feito no parafuso. Após deve-se colocar mais uma arruela e em seguida a arruela de pressão para evitar que a porca se solte. Deve ficar como as imagens abaixo.




5° passo - Construido a guarda


Para construir a guarda eu utilizei uma lata de 3,6 litros e cortei com 6 cm de altura. Para realizar a marcação de forma uniforme você pode apoiar uma caneta marcadora em cima de algum material e depois ir rodando a lata de forma que a caneta marcadora se mantenha encostada na lata. Feito é só cortar com o auxílio de uma esmerilhadeira.




Após ter realizado os corte devemos realizar um furo de 13mm no centro e depois realizarmos o furo.  Devemos cortar a lata novamente, conforme a marcação na imagem abaixo.


6° Passo - Construindo o suporte do motor.


Para construir o suporte do motor eu utilizei uma chapa galvanizada de aproximadamente 3mm no qual cortei um pouco mais larga que o motor e também deixei o espaço para soldar o cabo que será de perfil 20x30. A peça foi cortada de um dos lados de forma que encaixa na curva da borda da guarda.







Na imagem abaixo é possível ver que eu aumentei o furo por onde irá passar o suporte do nylon.  Foi necessário devido a solda enroscar, então mudei de 13mm para 35mm, pois cortei com uma serra copo.


7° Passo - Fixando o motor


Para fixar o motor foi necessário realizar 4 furos com uma broca de 3mm na carcaça plástica do motor como você pode ver na imagem abaixo.


Após fazer os furos fiz um molde de papel para que ficassem com a mesma posição no suporte do motor. Para isso peguei uma folha de papel e fiz um furo no meio onde será a passagem do suporte do nylon. Feito o furo para passar o suporte, coloquei um parafuso em um dos furos que segurará o motor e depois fiz o mesmo nos outros 3 furos, isso fará que nosso papel fique marcado para transferir para a chapa de suporte do motor. Observação: não se esqueça de fazer referências no papel, no motor e no suporte do motor para que a furação fique certa. Eu fiz um risquinho no papel e no motor.





Hora de transferir a marcação do gabarito para a chata de suporte do motor. Para isso eu utilizei uma caneta permanente, pois não possuo pulsão. E também já fiz a mesma marcação na chapa feito isso é só furar. 






8° Passo - Cabo


Para fazer o cabo eu utilizei um perfil de 20x30mm no qual cortei com um ãngulo de aproximadamente 70° no qual soldei, posteriormente, na chapa de suporte do motor. O comprimento do cabo fica a seu critério.





9° Passo - Preparando e ficando o motor


Para fixar o motor eu utilizei 4 parafusos soberbo Philips pequeno, porém foi necessário fazer um pequeno rebaixo na chapa para que a cabeça deles não ficassem sobressalentes.  Eu utilizei uma broca de 7mm, mas também pode se utilizar escariadores.



Feito isso aproveitei e dei um acabamento de leve para retirar as rebarbas que eu ainda não tinha retirado. Nesta parte pode ser feito de várias formas, desde com uma esmerilhadeira usando um disco Flap, até mesmo uma lixadeira de cinta. Neste caso eu utilizei a minha lixadeira de disco com lixa grão 80 no qual posso trazer posteriormente uma explicação de como foi que eu a construí.



Aproveitei e também fiz mais 2 furos de 3mm nas extremidades sendo que ficou um de cada lado do cabo. Estes furos serão necessários para nos ajudar a fixar ainda mais nossa guarda. Estes mesmos furos também devem conter na guarda de proteção.




Feito isso fixe o motor com os 4 parafusos soberbos no qual eu citei anteriormente e também fixe a guarda. A guarda irá ficar fixada por 3 parafusos,  sendo 2 com porca que ficarão nas extremidades próximo ao cabo e 1 que e compartilhado com o motor.  As imagens a seguir já é possível ver como ficou.






Na imagem abaixo é possível ver que eu diminui a altura da minha guarda, pois em um dos meus teste vi que a guarda alta acabou me atrapalhando, pois eu iria cortar mato alto.



10° Passo - Proteção do motor e elétrica.


Para proteger meu motor utilizei apenas um pedaço de cano de esgoto de 100mm e um tampão também de 100mm. Ficou bem justo no motor. Ficou excelente! Já a elétrica eu utilizei a mesma da máquina que desmontei no qual eu utilizei o interruptor e o cabo que vai até a tomada.  Ficou da seguinte forma:  sai 2 fios do motor, ambos passam na chave liga e desliga e depois vai para o cabo que vai até a tomada. Simples assim.

11° Passo - Teste de funcionamento








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad